31-08-2010 23:31

Treinamento Produtivo

 

A trajetória de um treinamento deve ser mensurada criteriosamente, nenhuma organização deve “treinar por treinar”.

Treinamento ainda não é o foco para muitas organizações, infelizmente. A aceitação da área de T & D por parte dos próprios gestores é um desafio a ser vencido pelos Analistas de Treinamento e/ou setores responsáveis, pois vender a importância de treinar uma equipe representa a quebra de paradigmas em algumas organizações.

Muitos são os motivos que levam uma organização a achar que treinando perde-se tempo e dinheiro. Porém, a realidade de mercado hoje estabelece que não o havendo preparo para os colaboradores de uma organização não haverá permanência no mercado, e a competitividade é imperiosa.

A trajetória de um treinamento deve ser mensurada criteriosamente, nenhuma organização deve “treinar por treinar”, o levantamento das necessidades de treinamentos (LNT) é básico para sabermos como estamos hoje e como queremos ficar.

Envolver as equipes de forma motivadora para que deixem suas atividades e participem de um treinamento presencial requer total atenção no desenvolvimento dos conteúdos, das dinâmicas a serem trabalhadas, na escolha dos recursos audiovisuais a serem utilizadas, no material a ser entregue, no perfil do instrutor que ministrará o treinamento e principalmente na pontualidade de início e termino do treinamento, além de outras providências importantes (local e acesso, recepção, sala, iluminação, temperatura do ar condicionado, número de pessoas em sala, estado de conservação do mobiliário, coffee break, entre outros).

A condução de um treinamento motivador não pode ser apenas responsabilidade do instrutor que o ministra, principalmente se ele não for o produtor do conteúdo, for apenas o responsável pela multiplicação desse conteúdo. Os aspectos que envolvem essa produção de conteúdo devem contemplar a opinião de quem será responsável por executar o treinamento, descartar por completo uma opinião, uma informação ou uma sugestão desse profissional pode interferir no aproveitamento desse treinamento, e o resultado não ser alcançado em sua perspectiva incial.

Cada organização tem suas características próprias, e algumas buscam na área de T & D a salvação para situações adversas que já não envolveriam apenas treinamentos, mas que esperam solucionar muitas vezes apenas com um único treinamento contratado, e sabemos que isto não é real para estes casos. Cabe nesta circunstância ao profissional que fará essa consultoria uma avaliação da situação apresentada de forma que identifique ao cliente como o planejamento de um treinamento culminará no sucesso esperado.

Traçado esse perfil para o desenvolvimento do treinamento e após sua execução é importante que os treinandos através de uma avaliação informem sobre tudo que lhes foi oferecido, afinal o treinando será a prova se este treinamento foi ou não foi produtivo.

Os resultados podem surgir gradativamente ou imediatamente dependendo da forma de treinamento empregada, os presenciais apenas em salas oferecem uma reação mais gradativa, enquanto que os treinamentos externos e vivenciais são mais imediatos em suas respostas.

Apresentação da Autora: Angela Silva, Instrutora Comportamental, com experiência de 16 anos em T&D e Gestão de Pessoas, palestrante nas áreas de Marketing Pessoal no Ambiente de Trabalho e Motivação.

 

—————

Voltar


Contatos

Veigaconsultoriaemrh

Rua: Presidente Campos Sales,126
Mogi das Cruzes
08770-210


(11)3907-7097/9886-7972